O homem deveria ouvir um pouco de boa música, ler uma pequena poesia e contemplar uma bela pintura cada dia de sua vida a fim de que os valores do mundo não apaguem o sentido da beleza implantada por Deus em nossas almas. "Goethe"






_____________________________________________

MINHA ABORDAGEM TERAPÊUTICA

.Minha abordagem é junguiana quando uso as imagens simbólicas e os conceitos de inconsciente, consciente, self e arquétipos e Gestalt arteterapia, quando trabalho com os processos criativos, estéticos e expressivos dentro de uma visão fenomenológica e existencialista.

•Trabalho a experimentação como forma fundamental do sentir, ser, reconhecer e se interagir com o mundo dentro das multiplicidades para sua inter-relação com o meio. Estimulando a Awareness. ( consciência ampla).

•O processo expressivo de fazer arte, é as vezes , o mais importante e nem sempre o resultado estético final e suas reflexões .


•Na abordagem da arteterapia gestáltica, somos dois "parceiros" envolvidos numa relação verdadeira. O arteterapeuta se dispõe a explorar com seu cliente, as suas fantasias, medos e conflitos, compartilhando essa aventura a dois, numa relação de simpatia e amor.

•Não é minha tarefa de manter o cliente/paciente num processo terapeûtico já pre-estabelecido, inflexivel,rígido e super planejado, mas ajudá-lo a aproveitar ao máximo aquilo que encontrar no caminho de sua terapia, pelo menos identificar melhor os obstáculos e os perigos, distinguir entre resistências e desvios necessários, selecionar as descobertas aproveitáveis após voltar de cada aventura.É saber ouvir e deixar que ele proprio conduza seu caminho deixando assim, seus conflitos exteriorizarem como também deixar suas respostas internas e simbolicas se aflorarem para um melhor entendimento e enfrentamento de suas dores.

•Há momentos que eu como o arteterapeuta aplico as “Lei das semelhanças ( indo de acordo suas necessidades) e opostos” ( para reequilibrar e acalmar em situações de crise) no processo terapêutico do aluno.

•O arteterapeuta é essencialmente um profissional que tem sua percepção, sensibilidade, intuição e criatividade a flor da pele. Isso vai nortear o seu trabalho diário dentro de sua abordagem teórica.

Nenhum comentário: