O homem deveria ouvir um pouco de boa música, ler uma pequena poesia e contemplar uma bela pintura cada dia de sua vida a fim de que os valores do mundo não apaguem o sentido da beleza implantada por Deus em nossas almas. "Goethe"






_____________________________________________

FENOMENOLOGIA







Segundo Maurice Merleau-Ponty “O mundo é aquilo que nós percebemos. [...] O mundo não é aquilo que eu penso, mas aquilo que eu vivo; eu estou aberto ao mundo, comunico-me indubitavelmente com ele...”

•Na filosofia de Edmund Husserl a fenomenologia é o método de apreensão da essência absoluta das coisas, tem como objeto de estudo o próprio fenômeno, isto é, as coisas em si mesmas e não o que é dito sobre elas.

•O método fenomenológico consiste em mostrar o que é apresentado e esclarecer este fenômeno. Para a fenomenologia um objeto é como o sujeito o percebe, e tudo tem que ser estudado tal como é para o sujeito e sem interferência de qualquer regra de observação, pois tendo como objeto de estudo o fenômeno em si, estuda-se, literalmente, o que aparece.

•Para a fenomenologia um objeto, uma sensação, uma recordação, enfim, tudo tem que ser estudado tal como é para o espectador.


. Portanto na arteterapia Gestaltica o cliente busca o fenómeno em si, o que ele percebe, o que se manifesta aos meus sentidos e a sua consciência , sem interferências externas,sem referenciais preestabelecidos ou pré conceitos, tentando chegar na essência do percebido. É olhar para cada aspecto estético representado, a linha, o espaço, o enquadramento, o peso visual, as cores, qual o fenómeno representado no papel que aparece aos seus olhos.

. Observar a relação cliente com seu objeto de maneira fenomenologica e existencial é também meu enfoque. Perceber como ele se manifesta, se comporta, se coloca no mundo em relação aos seus fenomenos, faz parte da minha compreensão dentro do trabalho arteterapeutico.

Nenhum comentário: